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Enderman
Um enderman é um mob humanoide neutro de 3 blocos de altura. Eles são conhecidos por suas habilidades únicas, onde podem se teleportar e pegar blocos.
Além dessas habilidades, ele também possui uma maneira peculiar de se sentir provocado. Ele se tornará hostil caso o jogador olhe para sua cabeça ou corpo (acima das pernas).
Endermen aparecem frequentemente no The End, seu mundo de origem, mas ainda necessitam de um nível de luz de 7 ou menos para desovar ('spawnar'). Eles também irão aparecer no The Overworld, embora seja 10 vezes mais raro em comparação com os outros mobs. Podem ser vistos regularmente pela noite, em grupos de até 5.
Aparência
São pretos, com braços e pernas compridas. Tem olhos roxos que emitem partículas roxas parecidas com as partículas de portais do nether. Quando agressivos abrem a boca e tremem seus corpos violentamente.
Comportamento
Endermen sofrem dano ao ter contato com agua e chuva. São mobs neutros, não atacaram se não forem provocados, como Zombie Pigmen. A diferença é somente a forma como se sentem provocados. Além de simplesmente atacar um, se o jogador simplesmente olhar em dua cabeça ou em seu corpo (acima das pernas), ele começará a atacar. Isso pode ocorrer a uma distância supreendentemente longa, por isso tenha cuidado ao escanear uma area aberta.
Endermen nunca vão desistir de uma perseguição uma vez que tenham se tornado hostis. Mesmo quando se deslocarem centenas de quilômetros, ele continuará a seguir até que ele ou você morra. Ainda é possivel que ele seja destraído por elementos externos, como a água ou chuva. Tenha muito cuidado quando um Enderman hostil de repente desaparece, ele ainda estará com raiva de você. Pode ter se teletransportado para muito longe, para uma área fechada próxima, ou ter ficado preso. Se você tiver sorte, ele pode ter sido teletransportado para água e morrido.
Endermen são passívos durante o dia, sempre teleportam para longe do jogador quando atacados, assim são inofensivos enquanto estão na superfície durante o dia. No entanto, é muito mais provável que vá encontrá-los no subsolo, e não na superfície.
Se um esqueleto ou um Ender dragon atacar um Enderman enquanto ele estiver tentando atacar o jogador, o Enderman vai parar de atacar o jogador, mesmo depois de ter matado seus atacantes ofensivos.
Endermen não pode ver o jogador através de blocos transparentes, como o vidro por exemplo.
Os traços notáveis do Enderman é a capacidade de pegar e mover blocos, e se teleportar.
Teleporte
Enquanto se teleporta, o Enderman vai deixar um rastro de particulas similares as partículas de portais do inferno no lugar de onde se teleportou, mas, se o Enderman estiver segurando um bloco, ele não vai deixar nenhum rastro. Endermen se teleportam ao entrar em contato com agua ou chuva.
Endermen podem subir um bloco inteiro sem ter que pular. A faixa que um enderman pode se teleportar é de 32 metros na maioria dos casos, porém os testes informais em mundos superflat, mostram que podem se teleportar muito mais longe no eixo Y. Podem se teleportar para qualquer bloco sólido, as únicas exceções são os blocos diretamente sob a agua ou lava.
Um Enderman não pode ser teleportar enquanto estiver em um minecart. No entanto, se for atingido por um projétil, ele vai se teleportar para fora do minecart e imediatamente se teleportar de volta. É quase impossível atingi-lo com um projégil, mesmo bugado. Da mesma forma quando a agua cai em um enderman enquanto ele está em um minecart, ele irá repetidamente tentar se teleportar para fora do minecart, mas imediatamente se teleportar de volta para o carrinho. E isso vai continuar até que finalmente ele morra, ou que a agua pare.
Movendo blocos
Endermen somente irá pegar e mover determinados blocos, não importando se sejam naturais ou colocados pelo jogador. Ele irá pegar blocos horizontalmente e verticalmente próximos, em uma distância curta, similar a do jogadores (3 camadas).
Um enderman não irá devolver o bloco caso seja provocado ou morto, nesses casos o bloco vai simplesmente desaparecer.