![[IMG]](http://qcraft.org/wp-content/uploads/2013/10/copy-craft_black_logo1.png)
o Google desenvolveu um método interessante a fim de revelar novos gênios do meio da informática. A partir de uma modificação para o jogo Minecraft, o Laboratório de Inteligência Artificial Quântica (uma parceria da empresa com a NASA) pretende introduzir noções de física quântica às milhares de pessoas que passam horas a fio de suas vidas construindo estruturas no game.
No anúncio, a equipe do laboratório diz que o mesmo foi criado para explorar o potencial da computação quântica, e um dos desejos da companhia em relação a ele era descobrir de onde os futuros cientistas da computação viriam. A melhor resposta que encontraram para isso foi Minecraft.
O comunicado do Google demonstra que a empresa enxergou além do óbvio e viu que crianças que dedicam grande parte de seu tempo ao jogo estão fugindo do básico ao construir linhas de montagem, computadores programáveis e naves espaciais. ”Então, como nós conseguiremos que estas crianças espertas e criativas fiquem empolgadas com a física quântica?”, diz o texto.
O resultado final, pensado em resposta à pergunta, foi o qCraft, modificação que insere o comportamento quântico em Minecraft, apresentando aos jogadores, por meio de novos tipos de blocos, entrelaçamento quântico, superposição e conceitos de observação.
[media]https://www.youtube.com/watch?v=nD-iVXglyTQ[/media]
A ideia surgiu a partir de conversas com o Instituto para Informações Quânticas de Caltech e os criadores do projeto MinecraftEdu, uma aposta interessante que propõe inserir o jogo em salas de aula, apresentando exercícios baseado no contexto das matérias ensinadas.
“qCraft não é uma simulação científica perfeita, mas é um jeito divertido para que os jogadores experimentem algumas partes da mecânica quântica além dos exemplos dos densos livros didáticos”, diz a equipe do laboratório.
A modificação está disponível gratuitamente no site do projeto, que aceita sugestões e dicas em seu fórum.
[hr]
Fonte: qCraft e Tecnoblog.
Atenciosamente,
[member=Attemptyz].