![[IMG]](http://i.imgur.com/U7S6iNU.png)
Justiça Federal condena Celso Russomanno a dois anos de prisão
[hr]
O deputado federal e apresentador de TV Celso Russomanno (PRB-SP) foi condenado a dois anos e dois meses de prisão por ter nomeado como funcionária de seu gabinete, a gerente de sua produtora de vídeo. Segundo a Justiça Federal, Sandra de Jesus recebia salário como assessora pela Câmara dos Deputados, mas trabalhava de fato na empresa de Russomanno.
O deputado foi condenado por peculato (apropriação de bem público), em fevereiro de 2014, pela Justiça Federal no Distrito Federal. Russomanno recorreu e o caso seguiu para o Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao foro privilegiado do parlamentar.
No mês passado, o procurador-geral da República, pediu que o deputado seja ouvido no âmbito do recurso. A sentença foi divulgada neste sábado (28). No processo, Russomanno negou ilegalidade, e disse que a funcionária atendia consumidores em seu gabinete político em São Paulo e cuidava da emissão de passagens aéreas. Porém, várias testemunhas e documentos comprovaram que Sandra de Jesus, depois de nomeada para o gabinete do deputado, continuou a ser gerente da empresa.
[hr]
O magistrado conclui: "[...] Valendo-se da qualidade de deputado federal, o réu concorreu para que fosse desviado dinheiro público em proveito de Sandra de Jesus e indiretamente dele próprio, já que a União passou a remunerar pessoa cujo encargo seria da empresa." Após a acusação, destaca a sentença, o deputado devolveu cerca de R$ 700 mil de verba de gabinete de seus mandato o que, para o juiz, minimizou a acusação contra ele. A pena de prisão foi convertida em 790 horas de trabalho comunitário e pagamento de 25 cestas básicas.
[hr]
Vai se encerrando mais 1 matéria, obrigado por lerem
Caso tenham gostado, deixe seu like
