Sim... Fiquei sabendo - não só por telejornais, mas também por amigos - de ambos os lados e até por parte de "simples moradores" de BSB que presenciaram.
MST é, sim, uma ala radical "de esquerda" e aliada (especialmente) ao PT. É um exemplo clássico de radicalismo - e de massas manipuladas por extremistas radicais. Afinal, você diria que um militante isolado do MST seria capaz de agir como agiu alí no meio? Ou ele só se sentiu confiante para agir daquela forma graças à mentalidade de turba?
A mesma coisa aconteceu na ocupação das escolas públicas de Sampa: teve gente contrária que entrou em choque com os manifestantes, e desceu o porrete. Pior: até o ilustríssimo excelentíssimo senhor governador Picolé de Chuchú Geraldo Alckmin jogou tropa de choque pra descer a borracha em estudantes.
EM CRIANÇAS!
Como cê disse, acontece em todos os lugares e em todas as ideologias. No caso do MBL foi um grupo "de direita" sendo atacado por radicalistas (acéfalos, por irem pela mentalidade de turba) de esquerda. Já no caso das ocupações, foram grupos "de esquerda" sendo atacados por radicalistas de direita (e inclusive com suporte do próprio Estado).
Definição de "real radicalismo" dá pra ver até mesmo pelo YouTube, onde um cara qualquer, só por estar com uma camiseta dA "Comunist Party" (aquela camiseta satírica, onde os ícones do "Comunismo" estão comemorando numa festa), foi achincalhado e até agredido fisicamente ao passar por um dos protestos de 'Fora Dilma' de 2013.
E radicalismo sim, pois aquela camiseta na verdade é uma crítica ferrenha ao comunismo - logo, era bem provável até que o agredido em questão fosse simpatizante da ideia do movimento! Mas os manifestantes, só pelo cara estar usando algo que ACREDITARAM ser oposto a eles, já foram lá descer o cacete! Atiraram primeiro pra nem perguntar depois!
Então, é realmente complicado.
Sabemos, os dois, que uma grande parte dos apoiadores do Bolsa é esse povo "que sequer pode ver vermelho".
Sabemos, também, que se o Bolsa porventura chegar a presidência, é bem capaz destes mesmos se sentirem finalmente livres para repetirem atos como esse que acabei de relatar da camiseta - afinal, quem ascendeu ao poder é um "igual" deles, e até explicar que focinho de porco não é tomada...
E sabemos, por fim, que isso causa verdadeiro temor a quem é contra esse tipo de mentalidade. Pois só dá em puccera mesmo.
Elas por elas, infelizmente, não se pode condenar alguém pelo que ainda não cometeu. Mas também é de bom senso evitar as condições que facilitem para que aconteça!
Clique para expandir...