Para você que sempre quiz saber de onde vem o cheirinho bom da chuva, ta ai sua resposta! Há tantas sensações e imagens que vêm à cabeça quando pensamos no cheiro que a chuva deixa após uma seca ou uma estiagem. Aquela chuva de verão que refresca o fim de tarde depois de um dia inteiro de Sol, que umedece o ambiente, que traz ar puro e leva embora o tempo seco e poluído das cidades. O prazer que vem com o cheiro da chuva pode ser resultado de uma série de processos químicos ocorridos na terra. Em um estudo de 1964, geólogos australianos cunharam o termo “petricor” para designar o aroma rochoso das chuvas em terrenos secos. Eles determinaram que uma das razões para sentirmos esse cheiro particular é devido a uma mistura de óleos secretados das plantas em tempos de seca. Esses óleos inibem a germinação de sementes e ajudam a controlar a competição por água em tempos de escassez. Com a chegada da chuva após um período de estiagem, as plantas liberam essa mistura no ar. Geosmina, o perfume da terra: (Nota: Geosmina daria um bom nick kk). - Um dos compostos que são liberados juntos com os óleos das plantas é a geosmina. O “perfume da terra” é uma substância química produzida por classes de micro-organismos como as actinobactérias (esporos de bactérias) e as cianobactérias (algas verde-azuladas). A geosmina é liberada no ar quando a força da chuva bate no solo e faz essas bactérias soltarem o composto de seus esporos. A substância corresponde também ao cheiro que sentimos quando mexemos na terra. Pesquisas mostraram que o olfato humano é bastante sensível à geosmina e que algumas pessoas conseguem detectar o cheiro da substância mesmo em concentrações tão baixas como em 5 partes por trilhão. O composto é geralmente agradável para a maior parte das pessoas e chega a ser usado para conferir um aroma terroso em perfumes. A herança cultural da representação da chuva: - Há estudiosos da área da antropologia, porém, que analisam a sensação de prazer que temos com o cheiro da chuva sob outros aspectos. Diana Young da Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que associamos o aroma da chuva a uma série de imagens com representações positivas de vida, como a cor verde ou a figura de plantas. A pesquisadora chamada de “sinestesia cultural” a herança de diferentes experiências sensoriais da vida em sociedade de acordo com a evolução histórica. Afinal, a chuva representou uma necessidade para o plantio e para a sobrevivência em geral da humanidade. O cheiro da precipitação, pela hipótese antropológica, provoca sensações que estão relacionadas à consciência coletiva dos indivíduos, recuperando sentidos de satisfação e prazer. By: Tio Vampire / Fonte: http://www.megacurioso.com.br/fenomenos-da-natureza/36329-o-cheiro-bom-da-chuva-e-um-resultado-quimico-ou-cultural-.htm?utm_source=megacurioso.com.br&utm_medium=home&utm_campaign=ultimasnoticias
Mano, boa matéria. Mas você ta trazendo o site do mundo curioso para o fórum. Da uma diversificada : Ahh.. Essas fontes coloridas forçam muito a visão. Tenta trazer algo mais simples e bonito Bjos <3
Gosto do site, se tu não gosta cria uma de outro lugar, e sim, vou postar colorido, basta não acompanhar Obrigado pela sugestão.
Não estou falando que não gosto do site, e também não estou falando que vou fazer uma matéria, ou apenas copiar e colar que é o seu caso. Estava somente dando uma sugestão para você melhorar. Mas se você quiser viver sempre na mesma, viver sendo um ignorante que não aceita as ideias/sugestões dos outros. Parabéns, você vai longe -sqn :
Quer uma sugestão? Enche o saco de quem te ama, kk se encontrar alguem mlk, tu não é obrigado vir nos meus topicos, mas respeite.
Para de viajar... Não desrespeitei nada. Copia suas matérias ai, que eu continuo cubando daqui. Spoiler Beijos dlc
Falou, fica ai pensando que tu é alguem, tenho mais oque fazer kk, nem perde o tempo respondendo, sinta-se ignorado.
Se ter "mais oque fazer" é ficar copiando matéria e cubando, vc é muito ocupado lesk. Vou deixar vc fazendo suas coisas. Obrigado por esses cubos.