![[IMG]](http://i.imgur.com/15ywn2h.png)
Bom, hoje trago pra vocês uma matéria sobre as 5 mulheres mais importantes na história dos video-games.
[hr]
Se você acha que mulheres no mundo dos jogos é algo recente, está muito enganado, em meados dos anos 70 e 80, as mulheres precisavam lutar muito para serem ouvidas em campeonatos e batalhas de jogos, e uma das soluções encontradas pelas gamers, eram elas mesmas criarem times e equipes femininos, e torneios voltados somente para mulheres, e assim elas foram conquistando mais e mais espaço dentro do mundo dos games.
Roberta Williams
Uma das mais respeitadas designers gráficas dos jogos e desenvolvedora, é uma das mais importantes figuras da história dos video-games. Ela nasceu em 16 de Fevereiro de 1953, e pelos anos 80/90 Roberta e seu marido Ken Williams foram líderes no desenvolvimento de alguns jogos de aventura, além disso, juntos, eles fundaram uma empresa chamada On-Line Systems, que se passado um tempo foi renomeada Sierra. Durante duas décadas a carreira dos dois foram muito importantes para a indústria dos jogos, mas que infelizmente a empresa foi vendida em 1996.
![[IMG]](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/17928/capa-roberta.jpg)
[hr]
Jane Jensen
Jane nasceu em 28 de Janeiro de 1963 e é desenvolvedora de jogos e escritora, no início dos anos 90, ela começou a trabalhar na Sierra Online, juntamente com a Roberta Williams, algum tempo depois Jane abandonou a empresa e lançou seu primeiro jogo solo, Gabriel Knight: Sins of the Fathers, além de também ter escrito diversos livros, ela é co-undadora das empresas de games Oberon Media e Pinkerton Road.
![[IMG]](http://i.imgur.com/nfOqMWL.png)
[hr]
Carol Shaw
Nascida em 1955 na Califórnia, Carol é formada em Ciências da Computação pela universidade Berkeley, e é muito importante na história dos video-games por ser a primeira mulher desenvolvedora de jogos eletrônicos no mundo. Desde pequena Carol já se interessava pelos jogos, e costumava frequentar minigolfe da sua cidade, onde lá havia uma sala somente com jogos de arcades. Por conta de seu enorme interesse e esforço, a empresa Atari a contratou em 1978; após este ocorrido, ela abriu portas para outras mulheres entrarem neste ramo. O primeiro game desenvolvido por ela, foi um simples jogo da velha chamado 3.D Tic-Tac-Toe, mesmo sendo simples, foi uma grande conquista e um grande passo dado por ela. No início dos anos 90, Carol se aposentou, e atualmente realiza trabalhos voluntários, claro, relacionados à tecnologia.
![[IMG]](http://i.imgur.com/rfsrNiV.jpg)
[hr]
Anne Westfall
Foi uma grande programadora dos anos 80. Junto com seu marido, John Freeman, fundaram a primeira desenvolvedora de games independente contratada pela Activision, chamada de Free Fall Associates. Um dos jogos projetados por Anne foi o hit Archon,e além do seu trabalho como programadora e desenvolvedora, ela também durante 6 anos fez parte do conselho de administração da Game Developer. Atualmente Anne e John ainda sim continuam desenvolvendo jogos, e o atual nome da empresa deles é Free Fall Games.
![[IMG]](http://i.imgur.com/KY13YqW.png)
[hr]
Doris Self
Enquanto a maioria das mulheres gamers se dedicavam a criar e desenvolver os games, Doris era diferente e dedicava-se a jogar e competir, e com isso ela foi a primeira mulher a competir no mundo dos games. Em 1983 ela entrou para a Video Game Masters Tournament e conseguiu quebrar o Record Mundial de alta pontuação, infelizmente alguns anos mais tarde essa pontuação foi novamente alcançada. Em 2006 Doris sofreu um acidente de carro e infelizmente não resistiu e acabou falecendo, mas com certeza nunca será esquecida na história dos jogos.
![[IMG]](http://i.imgur.com/xps2m16.png)
[hr]
Bom, por hoje é isso, obrigada por lerem até aqui.
Fontes:
Banner's: [member=xHiroshi] e [member=Breno Henrique]
![[IMG]](http://i.imgur.com/G17zlRG.png)