![[IMG]](http://i.imgur.com/MQ4xaL7.png)
![[IMG]](http://i.imgur.com/rY5fSah.png)
Eae seus quadrados, beleza ? sejam todos bem vindos a mais uma matéria.
Tema: CAPITALISMO X SOCIALISMO
Espero que gostem.
![[IMG]](http://i.imgur.com/zDEQhrV.jpg)
![[IMG]](https://i.imgur.com/7dD01Nr.jpg)
Uma ideologia é, por definição, um simulacro de teoria científica. É, segundo a correta expressão do próprio Marx, um "vestido de ideias" que encobre interesses ou desejos.
O capitalismo é um sistema econômico que existiu e aprovou suas virtudes desde os dois séculos antes que alguém se lembrasse de formulá-lo em palavras. E o primeiro que esboça essa formulação, Adam Smith, não é de maneira alguma um ideólogo ou um inventor de símbolos retóricos para construir futuros no ar em favor de tais ou quais ambições de classe. É um homem de ciência em toda a extensão do termo, esboçando hipóteses para descrever e explicar uma realidade existente.
O socialismo em contra partida, milênios antes de existir já tinha seus ideólogos, seus embelezadores de enganos, seus estilistas de interesses de grupo ressentidos e ambiciosos. Por isso o confronto de socialistas e liberais não opõe ideologia a ideologia: a defesa do socialismo é sempre a autoatribuição ideológica dos méritos imaginários de um futuro possível; a do capitalismo é sempre a análise científica de processos econômicos existentes e dos meios objetivos de aumentar suas eficiências.
O capitalismo não é uma ideologia - é uma realidade continuamente aperfeiçoada pela ciência. Ideologia é o socialismo - o vestido de ideias que encobre as ambições sociopáticas de "semi-intelectuais" ávidos de poder.
![[IMG]](http://i.imgur.com/zDEQhrV.jpg)
Espero que tenham gostado.
Até a próxima e, fiquem bem!