Nesse link que o [member="Davy Jones"] postou responde - e contradiz o que ele próprio falou no comentário anterior dele: não é uma boa colocar uma bateria de 150 amperes não!
No fornecimento de energia pros componentes do carro beleza... Vai funcionar de boas: o que acontece é que uma bateria de caminhão armazena MAIS energia que uma bateria comum (mas não necessariamente "mais forte").
POBREma é na hora de
carregar a bateria com o carro em movimento: uma bateria de 150Amp PUXA mais energia que uma bateria comum veicular - o que pode forçar o alternador e o motor de partida!
Pra quem não entende, é o seguinte: o alternador é uma peça que "transfere" energia do motor girando para a bateria (e para todo o sistema elétrico do carro quando este já está funcionando); já o motor de partida (que aparentemente não teria nada a ver com a bagazza) sofre pois é ele quem puxa a energia inicial da bateria pra fazer o motor à combustão girar - e quando dá esse "tranco" de eletricidade entre o puxar energia pura da bateria para a corrente elétrica vindo do alternador, ele tem um estresse que foi projetado para aguentar mas já desgasta. Se esse "tranco" for diferente daquele para qual foi projetado? Ferrô!
Isso quando as duas peças não são uma só, mas em carros mais antigos normalmente eram peças distintas pois não era fácil fazer essa troca entre funções de gasto/produção apenas com partes mecânicas. A eletrônica nessa parte foi bem útil...
Então, o melhor é deixar a bateria de caminhão quietinha no canto dela. Coloque uma bateria comum de carro mesmo - as baterias modernas são de 60Amp, e essa diferença é bem pequena para significar algum risco maior.
OUTRA alternativa seria trocar/completar o líquido da bateria velha com água bidestilada (ou tridestilada). Mas, considerando-se que a bateria velha seja ainda da época que a Wyllis rodava, é melhor optar por uma nova mesmo. ^_^
Clique para expandir...