O instrumento - O Hang
![[IMG]](http://www.swissinfo.ch/image/38471836/3x2/305/203/22ed7ff3eae832b36bd08bd8a94505b0/dJ/unknown-38471838.jpg)
O hang, um instrumento raro por decisão dos criadores.
Origem
O hang (pronúncia em alemão, [haŋ], forma plural: hanghang) é um Instrumento músical da classe idiofônica criado por Felix Rohner e Sabina Schärer em Berna e Suiça. O nome da empresa deles é PANArt Hangbau AG.O hang é as vezes referenciado como hang drum, mas os inventores consideram esse um termo impróprio e desencorajam fortemente a sua utilização.
O instrumento é construído a partir de duas meia-conchas de chapas de aço coladas juntas pelas bordos, deixando o interior oco e criando um formato de um óvni.
[hr]
informações // Comentários
"O hang é um vírus", define Felix Rohner a sua criação conjunta com Sabina Schärer. De fato, ele parece não conseguir largar das mãos o instrumento. Durante a conversa, elas parecem sempre procurar o contato com o estranho objeto, feito com meia-conchas de chapas de aço nitretadas, coladas juntas pelas bordas, deixando o interior oco e criando um formato de um óvni.
O tom tirado do hang lembra um pouco os tambores de aço utilizados em países como Trinidad e Tobago no calipso, um dos ritmos musicais caribenhos. O primeiro protótipo foi construído com duas conchas de aço que estavam jogadas em um canto.
Rohner conta que, em 1976, foi contaminado pelos tambores de aço ao escutá-los nas ruas de Berna. "Para mim não era música, mas sim uma chuva de tons", conta. As pessoas em volta dançavam. "Eu percebi o impressionante efeito que essa música tinha nas pessoas". Assim ele decidiu no dia seguinte fabricar o seu próprio tambor.
Durante anos ele os fabricou. Até que, em 1990, decidiu pesquisar novas formas do instrumento com ajuda de Sabina Schärer. Assim surgiu em 2001 o primeiro. Os dois criadores explicam que o hang aproveita dos princípios do tambor de aço, mas tem um tom mais intenso. Ao contrário do instrumento caribenho, o hang é tocado com as mãos ("hang" é um termo do dialeto suíço-alemão para mão).
No início o novo instrumento com o estranho tom era vendido nas lojas, mas então a demanda começou a aumentar.
[hr]
Apenas "escolhidos"
A criação de uma oferta voltada apenas a clientes "selecionados" acabou dando uma áurea mística para o instrumento e seus construtores. No pico da demanda, cada exemplar chegava a ser vendido por 2.400 francos (US$ 2.680) e a lista de espera era longa. Alguns otimistas chegaram a aparecer na fábrica do hang, instalada em um antigo açougue às margens do rio Aare, nas proximidades de Berna.
Uma sala de espera foi especialmente preparada para os clientes que vinham buscar seus instrumentos ou para os que não eram aguardados. "Eles vêm de todas as partes do mundo, seja Alasca, Taiwan, China e muitas vezes sem combinar", diz Rohner. "É possível facilmente entender o que eles sentem quando descobrem que não receberão um hang. Alguns ficam frustrados, agressivos, fora de si e começam até a chorar."
Filippo Zampieri escutou pela primeira vez um hang em uma rua de Veneza. Ele escreveu uma carta, onde descreve a paixão despertada pelo instrumento. Todavia, os construtores em Berna exigiram palavras adicionais de motivação. Depois de alguns meses, ele foi finalmente "escolhido" e pode fazer sua viagem da Itália à Berna. "Disseram-me que eu poderia escolher um instrumento. Depois testei um atrás do outro, os toquei, escutei o tom que saia deles, até que eu senti finalmente qual dos hang seria ideal para mim", confessa.
Hoje, o instrumento é como uma parte do seu corpo, algo capaz de transmitir sentimentos e emoções. "Ele mudou a minha vida", declara.
[hr]
Vídeo demonstrativo !
http://www.youtube.com/watch?v=RPMzKWa9Z4U