Antes de mais nada, li sim a matéria... (Acho que vindo de mim é até desnecessário dizer isso né?!? Mas enfim...

)
Tá bem resumida. Bem MEEEESMO! Mas já é o suficiente inclusive para traçar alguns paralelos com a situação atual!
Por exemplo: Jango tinha, como proposta de governo, efetuar as já tão conhecidas "reformas de base" - reformular várias leis vitais para o funcionamento de um país, como Previdência, Educação, Reforma Agrária, Tributação e (em especial) Reforma Política.
Já o governo atual (da Dilma, não necessariamente do PT - pois o Lula teve condições suficientes pra tanto mas se acovardou pra manter a popularidade) estava enfrentando uma situação onde tais reformas se tornavam cada vez mais urgentes - ela TERIA de fazer, mesmo que não quisesse!
Da mesma forma, na época a "direita" fomentou os protestos da "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" - que, só pelo nome, já dá pra ter uma ideia dos valores extremamente conservadores usados como bandeira...
Hoje o cenário iniciou de forma um pouco diferente, com uma revolta mais generalizada a partir dos protestos de 06/2013 - mas em seguida a mesma "direita" conseguiu cooptar e direcionar tais protestos para uma bandeira extremamente semelhante à dos protestos de 64!
Em 64 havia uma forte polarização graças à Guerra Fria (citada na matéria) e o Movimento Comunista.
Hoje não há mais este cenário, que se tornou até mesmo logicamente insustentável. Mas ainda assim esses "inimigos" acabaram sendo inseridos no cenário de forma totalmente artificial - e o pior é que colou!
Enfim... Não sei se a situação atual vai culminar em outro golpe. Um golpe MILITAR acho muito pouco provável - até mesmo graças aos vários acordos e mecanismos internacionais que surgiram de lá pra cá! A meu ver o surgimento de um governo totalitário nos dias de hoje (e no ocidente) beira a inviabilidade!
Mas é fato que muito do que aconteceu à época tá se repetindo e sendo intencionalmente usado por 'forças maiores' (que não precisam nem mesmo ser "ocultas" - segurem o conspiracionismo aí, galera)!
E... É bem como dizem mesmo:
O povo que desconhece sua história está condenado a repeti-la indefinidamente!
Clique para expandir...