No século XV, época em que a artilharia era ainda incipiente, o canhão tornou-se uma das armas mais temíveis do império turco-otomano. Com efeito, a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, que de acordo com a linha do tempo historiadora marca o fim da idade média, apenas foi possível graças ao uso intenso de canhões por parte dos turcos que destruíram as incríveis muralhas da cidade e permitiram que o exército turco invadisse a cidade. Mas os turcos não eram tradicionais usuários de artilharia e, se não fosse um irônico episódio aparentemente insignificante a história provavelmente teria tomado rumos bastante diferentes... O canhão que posteriormente veio a ser conhecido como: Bombarda Turca, Basílica, Canhão Real ou Canhão de Mehmed foi na verdade trazido da Hungria. O seu inventor, um engenheiro de nome Orban, apresentou-se ao sultão Mehmed II após uma tentativa falhada junto ao imperador do Império Bizantino, Constantino XI, que se recusou a patrocinar a invenção dessa arma. E esta é a grande ironia da história pois a arma que derrubou o império bizantino poderia estar combatendo do lado bizantino da guerra se o imperador tivesse dado a devida atenção aos projetos desse engenheiro Húngaro. Ao invés de seu adversário, o sultão viu naquele projeto grandes potencialidades e se dispôs a financiar a construção de um protótipo. Deve dizer-se que o projeto era extremamente complexo e oneroso. Foi esse último aspecto, aliás, que desinteressou Constantino. Durante meses, na cidade de Edirne, um exército de operários trabalhou sob a direção de Orban, consumindo quantidades enormes de bronze e outras matérias primas necessárias á fundição das duas peças que compunham o canhão. Quando ficou pronto, o sultão pôde enfim contemplar o enorme monstro que havia encomendado... Ligadas, as duas peças formavam um tubo cilíndrico com 5,20m de comprimento - isso era, naquela época, uma dimensão colossal! O conjunto pesava cerca de 19 toneladas e possuía um calibre de 75 centímetros (o que quer dizer que podia lançar balas com esse diâmetro) pesando cerca de 600kg, a uma distância superior a 2km. Era necessário testá-lo e, primeiro, tirá-lo dali. Com a ajuda de 60 bois e 400 homens, dos quais metade prepararam um piso capaz de suportar tamanho peso, o canhão foi deslocado até um local de testes.Aí, foi carregado com pólvora e uma enorme esfera de pedra que foi projetada a mais de 1500 metros e se enterrou no solo quase 2 metros!Pouco preciso mas de efeito devastador.Vários desses canhões foram então preparados e colocados em frente ás muralhas de Constantinopla. Bastou algumas horas de fogo para que as defesas fossem completamente aniquiladas e as tropas otomanas tomassem a mítica capital do império bizantino.
acho q n, eu pesquisei em vários livros sobre armas de cerco lendárias e resolvi fazer uma matéria sobre essa arma em especial por ter sido algo revolucionário para a época '-' n so do tipo que pega copiado de outras pessoas
Quando fizer uma matéria ou fonte, lembre-se sempre de colocar a fonte. [hr] OBS: Quando fizer uma matéria não copie tudo, tente colocar mais sua palavra, mais fontes. http://obviousmag.org/archives/2008/02/canhao_otomano.html
desculpa ae camarada é que ainda estou me acostumando a fazer esse tipo de post, não ofi minha intenção ser copião '-'
Vai vendo as matérias que os jornalistas fazem (aqui do fórum) pra você pegar uma ideia do design e depois pegar um pouco de como ocorre a pesquisa.