[SIZE=14pt]Pedro Abelardo.[/SIZE] [SIZE=14pt]Biografia[/SIZE]: Pedro Abelardo ou Pierre Abélard (1079-1142) foi um filósofo, teólogo e lógico francês, considerado uma das grandes figuras da filosofia escolástica e um dos maiores pensadores do século XII Pedro Abelardo (1097-1142) nasceu na aldeia de La Pallet, próximo de Nantes, na Bretanha, França, no ano de 1079. De família nobre, seu pai, cavaleiro e amante das letras era o senhor da aldeia. Sua vida estava destinada aos exercícios militares, mas antes teria que ser instruído nas letras. Com 11 anos ingressou na École de Chartes onde aprendeu o Trivium – conjunto das disciplinas: lógica, gramática e retórica. Ainda muito jovem, desistiu da profissão das armas e deixou o castelo de seu pai visando aprofundar sua formação e viajou por várias cidades, como estudante, a procura dos mestres mais renomados da época. Com seu espírito inquieto, curioso e investigador, enfrentou vários problemas e disputas com seus colegas e mestres. Um dos primeiros mestres que enfrentou foi Roscelino, o nominalista, que ensinava em Compiègne, Loches, quando passou um tempo em sua escola. Com 20 anos seguiu para Paris, onde havia grande efervescência cultural e intelectual. Na Escola da Catedral, estudou dialética com Guilherme de Champeaux, defensor do realismo, mas não se intimidava e questionava seus ensinamentos. Tentou se estabelecer como mestre em Paris, mas por discordar das ideias de Guilherme, foi perseguido. Conseguiu abrir uma escola em Melun e depois em Corbeil, mas ambas fecharam, o que fez retornar para sua cidade natal. Com 36 anos, Pedro Abelardo era um brilhante mestre de Teologia na Catedral de Notre Dame de Paris. O cônego Fulbert lhe confiou a educação de sua sobrinha Heloísa de 17 anos. Entre 1117 e 1119, o casal manteve uma relação secreta. Ao descobrir a gravidez da sobrinha e exigir o casamento, Abelardo sequestra Heloísa e casam secretamente. Como vingança, Fulbert suborna os empregados e ordena a castração de Abelardo. Humilhado, se retira para a Abadia de Saint Denis, onde se torna monge e se dedica aos estudos filosóficos. Heloísa se ordena freira no mosteiro de Paraclet. Trocaram cartas para o resto da vida. Em seu livro “História de Minhas Calamidades”, onde narra suas desventuras amorosas com Heloísa. Uma das contribuições filosóficas de Abelardo foi o seu método escolástico que consistia em colocar o estudante em situações nas quais se apresentavam seus prós e contras sobre questões teológicas o que causou grande polêmica entre os membros da Igreja. Viu seu livro “Introdução à Teologia” ser condenado pelo Concílio de Soissons. Em 1140, viu suas ideias novamente condenadas no Concílio de Sens. Pedro Abelardo faleceu no Priorado de Saint-Marcel, próximo Chalons-sur-Saône, França, no dia 21 de abril de 1142. Legado para humanidade: [SIZE=12pt]Filosofo francês nascido em le pallet, viveu entre 1079-1142, ilustre intelectual da academia de Paris, discípulo de Roscelino e Guilherme de Champeaux, portador de uma dialética formidável, mente enciclopédia e espirito inquieto, assim podemos definir Pedro Abelardo. Abelardo é um personagem muito importante tanto do ponto de vista biográfico quanto doutrinário. Partindo de suas vicissitudes amorosas com sua aluna Eloisa, pela qual Abelardo foi perdidamente apaixonado, e também de suas desavenças com o místico Bernardo de Claraval.[/SIZE] [SIZE=12pt]O tema que Aberlado deu maior atenção na filosofia foi a questão dos universais, apresentando como solução para o problema o método do sic et non, a doutrina sobre a boa intenção e a dialética. [/SIZE] [SIZE=12pt]Na questão da dialética, Abelardo elabora a doutrina unitária e completa da linguagem. O que caracteriza a sua doutrina da linguagem, é o fato de incluir todas as coisas e abranger todo o campo filosófico como a gramatica, logica, gnosiologia, ontologia e a metafisica. Para Abelardo, a linguagem é a ponte que liga p pensamento à todas as coisas. [/SIZE] [SIZE=12pt]O sic et non, consiste num período de reunir teses opostas sobre qualquer tipo de assunto, deixando ao leitor o encargo de decidir de qual lado se encontra a verdade. O objetivo de Abelardo não era cético, mas didático, pois as questões duvidosas levantadas pelas teses contrarias, estimulava a pesquisa pessoal em busca de uma solução. Através do método do sic et non, Abelardo acabou se opondo contra a doutrina de Anselmo nas questões sobre a fé e a razão. [/SIZE] [SIZE=12pt]A doutrina da intenção elaborada por Abelardo no campo ético, e muito importante. Para Abelardo, a moralidade de uma ação não depende do objeto, nem das circunstâncias e nem das paixões, mas exclusivamente da intenção: “Para Deus, não importa o que fazemos, mas com qual intenção fazemos”. O nosso mérito não depende da ação, mas unicamente da nossa intenção. Abelardo afirma que ate em ações extremas como a crucificação de Cristo e as perseguições aos mártires seriam boas se fossem feitas com boa intenção. [/SIZE] [SIZE=12pt]Depois de sua relação conturbada com Eloisa, Abelardo decide virar monge e dedicou-se ao ensino da teologia. Usando a dialética, elaborou a sua doutrina da trindade, que logo em seguida foi condenada em 1121, no concilio reunido em Soissons onde foi obrigado a queimar sua tese; todas as suas 19 teses sobre a trindade, conceitos de fé e algumas doutrinas morais foram condenadas no concilio de Sens, em 1141, por influencia de Bernardo de Claraval, sou opositor.[/SIZE] [SIZE=12pt]Espero que pelo menos [/SIZE]alguém[SIZE=12pt] tenho tipo o interesse der o [/SIZE]tópico inteiro, ele esta bem interessante, e outra, eu retirei essa matéria de um trabalho que eu fiz no 2°ano, talvez alguém ira fazer um igual, esse topico pode te ajudar muito. eu vou nessa...
ta ok mano, e que tipo eu so peguei e dei ctr+v no meu trabalho de filosofia, mas da proxima eu faço melhor mano :3
Vlws alfs Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk Obrigado mano, sim sim, um dos maiores escritores dá época. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Obrigado mano. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk U.u obrigado. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk Dá próxima vez irei colocar. Spoiler Grato. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk Dá próxima vez irei colocar. Spoiler Grato. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk Dá próxima vez irei colocar. Spoiler Grato. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
É uma pena ser poucas as pessoas que, realmente, se dedicam a estudar este importante período da História da Filosofia, a Idade Média. A maioria simplesmente enxerga a Idade Média com desdém e preconceitos, pois aprenderam História através das "grandes mentes" que lecionam nas escolas e opinam na mídia. Enfim, ótimo texto.